Ver.ª Sônia Cardoso (Avante)

BIOGRAFIA DE VEREADORA SÔNIA CARDOSO

Sônia Maria Bahia Cardoso, paraense da comunidade de Cabeceira Grande, município de Barcarena, nasceu em 09 de maio de 1958, filha de Raimundo Nunes Bahia e Teodora Brito dos Santos Bahia, casada com Francisco de Oliveira Cardoso, mãe de Esrom Bahia Cardoso, Emanuel Bahia Cardoso, Esmeralda Bahia Cardoso, Esdras Bahia Cardoso e Franciellem Silvia Bahia Cardoso, tem 11 netos, 11 bisnetos.

Sônia Cardoso tem o Ensino Médio completo, é Mestra Artesã, Parteira, Agricultora, Evangélica da Assembleia de Deus e atualmente está como Vereadora da Câmara Municipal de Barcarena – Pará há quarenta anos reside no Bairro Cafezal e sua trajetória de vida começou muito cedo.

Com o falecimento de seu pai, assumiu juntamente com sua mãe as responsabilidades de da família, na criação de seis irmãos.

Ainda muito jovem começou a se envolver nos movimentos sociais da igreja, associações e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barcarena, da Feira dos Produtores Rurais de Barcarena, do Centro Comunitário do Cafezal e da Associação NATUR ART, fez parte também dos partidos Políticos: PFL, PT PTdoB e AVANTE, onde permanece até os dias de hoje.

Na vida pública, Sônia Cardoso tem desenvolvidos grandes trabalhos.

MOVIMENTOS SOCIAIS

COMO SINDICALISTA RURAL, participou de grandes movimentos sociais como o Grito da Terra; Grito dos Excluídos; Marcha das Margaridas, Marcha Mundial das Mulheres: em defesa de dos direitos das vitimas de feminicidios em defesa dos direitos iguais para todos, sem discriminação de cor, raça, opção sexual, credo religioso e ideologia politica; e da capacitação do conselho nacional de assistência social. através dos quais adquiriu reconhecimento, experiência e admiração por parte das pessoas, assim como o respeito dos órgãos e das autoridades nacional e internacional.

SEUS TRABALHOS

COMO DELEGADA SINDICAL, DO STTRB: conseguiu cadastrar inúmeras famílias nos projetos sociais do governo estadual e federal como: Bolsa Família, Bolsa Trabalho, Bolsa Verde, PRONAF, PRONEMA, PNHR, MINHA CASA MINHA VIDA, Luz Para Todos. Cadastro de famílias rurais no programa de aquisição de alimentos (PAA) além disso, conseguiu encaminhamentos para aposentadorias, auxílio-doença e maternidade; CADÚNICO, DAPS, Títulos de Posses aos ribeirinhos (via INCRA), aos rurais (via INTERPA). exportação do açaí, e outros benefícios sociais pela associação da NATUR’ART. Promoveu cursos profissionalizante de artesanatos em argilas, Biojóias, avicultura, madeira e reaproveitamento de sementes.

Promoveu palestras, sobre a Preservação do meio ambiente, empreendedorismo, empoderamento e valorização de nossas raízes e agricultura familiar.

Foi conselheira nos conselhos municipal da saúde, agricultura e da mulher, foi presidente do conselho de assistência social de Barcarena. meio ambiente, economia solidária.

 

SUAS CONQUISTAS

 

Conseguiu trazer para nosso município; grandes e importantes projetos sociais, que geraram empregos rendas e uma vida melhor e mais digna a nossa população.

A nível federal:

·        PAE (INCRA) construção de 140 casas em madeira na Ilha São Matheus.

·        PNHR (CAIXA) 150 casas em alvenaria no Cafezal, CDI, São Felipe, Massarapó, Castanhalzinho e Nova Vida.

·        Conseguiu assentamento para as famílias ribeirinhas e rurais com Títulos de Posse.

·        CONSEGUIU UMA LANCHA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA PARA OS RIBEIRINHOS E UM ÔNIBUS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA GRUPOS DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS (REIVINDICANDO DA COMIÇÃO ESTADUAL DAS MULHERES DA MARCHA DAS MARGARIGAS) ALÉM DOS PROGRAMAS PRONAF, PRONERA, EMPREGOS E RENDA. ETC.

A POLÍTICA:

Em 2008 concorreu às eleições municipais para vereadora pelo então PFL obtendo 113 votos. Em 2012 pelo PT obtendo 316 votos. Em 2016 pelo PTdoB obtendo 813 votos e em 2020 pelo AVANTE conseguindo se eleger vereadora com 1522 votos.

O seu mandato de vereadora é marcado pela sua luta, gama, coragem, determinação e persistência na busca de uma vida digna e igualitário a toda a população na defesa dos direitos sociais, econômicos e culturais de todos.

 

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver.ª Sônia Cardoso (Avante)

Ver as 157 Proposições de Ver.ª Sônia Cardoso (Avante)